Grupos de Pesquisa

InovAI Lab

Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial

O InovAI Lab é um centro de excelência em pesquisa e inovação em inteligência artificial (IA) sediado no Instituto Metrópole Digital (IMD) e coordenado pelo Prof. Marcelo A. C. Fernandes.

Ele está vinculado aos programas de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioInfo) e Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPgEEC) da UFRN.

Com uma equipe altamente qualificada, o laboratório busca constantemente desenvolver soluções práticas e impactantes em diversos assuntos, como bioinformática, saúde, interfaces táteis, hardware especializado e muito mais.

Além disso, o InovAI Lab mantém parcerias internacionais de destaque com instituições como King’s College London, University of Mons, Coventry University, University of Porto, University of Granada, Harvard University e University of Seville, bem como participa dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) Física de Altas Energias CERN-Brasil, Redes de Comunicação e Internet das Coisas Inteligentes (ICoNIoT) e Biologia do Câncer Infantil e Oncologia Pediátrica (BioOncoPed).

O InovAI Lab é reconhecido por liderar grupos de pesquisa inovadores e de alto impacto em diversas áreas. Entre esses grupos estão o Research Group on AI-driven Genomics (AiGenomics), focado na aplicação de inteligência artificial na genômica; o Research Group on Preterm Health Prediction (AiPreterm), que se destaca na previsão da saúde pré-termo; e o Research Group on Embedded Systems and Reconfigurable Computing (RESRC), especializado em sistemas embarcados e computação reconfigurável. Essas parcerias estratégicas fortalecem a posição do InovAI Lab como um líder em pesquisa em IA e contribuem para o avanço científico e tecnológico em escala nacional e internacional.

REGINA

REsearch Group on INternet services and Applications of the future

O grupo REGINA objetiva mobilizar a comunidade de pesquisa em teleinformática da UFRN e demais instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, para agregar competências em múltiplas áreas estratégicas e unir esforços para conjuntamente apoiar a busca de novas oportunidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como identificar áreas estratégicas tendo como meta contribuir efetivamente nos diversos assuntos relacionados a Internet do Futuro e seu desenvolvimento. Suas principais ações envolvem:

  • Encorajar a comunidade científica e tecnológica a avaliar e adotar os produtos gerados pelas atividades de pesquisa;
  • Acompanhar as atividades internacionais e padronizações de tecnologias voltadas a Internet do Futuro;
  • Desenvolver projetos de pesquisa coletivos; (d) Orientação e/ou co-orientação de trabalhos de graduação e pós-graduação;
  • Preparação de artigos científicos; (f) Promover intercâmbio de estudantes/pesquisadores;
  • Organizar eventos temáticos; etc

Missão 

O REGINA tem por missão incrementar o conhecimento e contribuir significativamente com a evolução tecnológica inspirados pela Internet do Futuro, visando comunicações móveis inteligentes, de modo que as coisas permanecem sempre bem conectadas e servidas

Competências

Dentre as áreas envolvidas nas pesquisas e projetos, o LAPPS tem experiência em: Computação em nuvem, Internet das coisas, Computação Móvel, Redes 5G/6G, Redes Softwarizadas, Computação Móvel, Ambientes Inteligentes, Comunicações sem fio, Engenharia de Software, Processamento Digital de Sinais, Antenas inteligentes, Segurança de Redes, Inteligência artificial aplicada a redes de computadores e de telecomunicações.

Mais Informações

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237682

Integrantes da UFRN

Permanentes

Colaboradores

Augusto Neto (DIMAp) – Coordenador

Roger Immich (IMD) – Vice-coordenador

Marcos Madruga (DIMAp)

Ramon Fontes (IMD)

Uirá Kulesza (DIMAp)

Eduardo Aranha (DIMAp)

Vicente de Sousa Junior (CETEL)

Marcelo Fernandes (DCA)

Antonio Campos (CETEC)

Allan Martins (DEE)

GppCom

Grupo de Pesquisa em Prototipagem Rápida de Soluções para Comunicação

O GppCom tem a missão de inspirar estudantes e pesquisadores de engenharia a conceber e prototipar soluções para sistemas de comunicação. 

As áreas de atuação do GppCom congregam:

  • a concepção de novas funcionalidades para sistemas de comunicação legados e emergentes;
  • a concepção e análise de novas formas de codificação, modulação e transmissão para obtenção de rádios dinamicamente configuráveis;
  • o desenvolvimento competência chave em ferramentas para busca de soluções ótimas para problemas de telecomunicações e processamento de sinais;
  • o desenvolvimento de competência chave na análise e classificação de sinais e imagens visando a concepção de soluções de alto valor agregado;
  • e o desenvolvimento de competência chave em caracterização de canal, setup de medição de sinais com equipamentos de bancada e plataformas de rádio definido por software e medição de Impacto Socioambiental de Sistemas de Rádio Frequência (ISMC).

Grupo tem formados profissionais contratados por diversas empresas da área de telecomunicações, entre elas: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), Instituto Eldorado – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPqD), Telefônica Brasil Vivo, Nokia Bell Labs, entre outras.

Mais informações:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35160

https://gppcom.ct.ufrn.br/

Laboratórios Associados Natalnet

O Grupo Natalnet atua nas grandes áreas de Processamento Gráfico e Robótica através de seus Laboratórios Associados: Laboratório de Robótica Perceptual, Laboratório de Automação e Robótica e Laboratório de Tecnologias Educationais, Assistivas e Multimídia. As linhas de atuação em pesquisa são Visão Computacional, Processamento de Imagens, Multimídia, TVD, Robótica Perceptual e Educacional, Realidade Virtual, e Inteligência Artificial. O grupo nasceu em 2002 e é atualmente um Centro de Excelência em pesquisa científica, tendo organizado eventos como o SIBGRAPI, LARS, SVR e WVC. O grupo ajudou a estabelecer a Robótica no Brasil, criando eventos como a OBR e CBR e LARS/SBR/WRE, tendo organizado as últimas edições em 2020/2021. O Natalnet tem um histórico de interações internacionais muito forte, com coorientação de alunos, e repercussão internacional da pesquisa, incluindo mais de 400 publicações relevantes em periódicos e congressos, tendo formado mais de 90 alunos de pós-graduação.

Mais informações:

https://www.natalnet.br/home/

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/356090

Grupo de Pesquisa em Estudo de Estruturas Periódicas e Quase-Periódicas e Suas Aplicações em Telecomunicações

Grupo de Pesquisa em Estudo de Estruturas Periódicas é um grupo de pesquisa da UFRN voltado a investigação de novas antenas, filtros, superfícies seletivas em frequência para desenvolvimentos de equipamentos médico-hospitalares, sistemas de sensoriamento e redes móveis.

Grupo tem formados profissionais contratados por diversas empresas da área de telecomunicações, entre elas: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), Instituto Eldorado – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPqD), Telefônica Brasil Vivo, Nokia Bell Labs, entre outras.

Mais informações em dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8186962519663754.