Grupos de Pesquisa
InovAI Lab
Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial
O InovAI Lab é um centro de excelência em pesquisa e inovação em inteligência artificial (IA) sediado no Instituto Metrópole Digital (IMD) e coordenado pelo Prof. Marcelo A. C. Fernandes.
Ele está vinculado aos programas de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioInfo) e Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPgEEC) da UFRN.
Com uma equipe altamente qualificada, o laboratório busca constantemente desenvolver soluções práticas e impactantes em diversos assuntos, como bioinformática, saúde, interfaces táteis, hardware especializado e muito mais.
Além disso, o InovAI Lab mantém parcerias internacionais de destaque com instituições como King’s College London, University of Mons, Coventry University, University of Porto, University of Granada, Harvard University e University of Seville, bem como participa dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) Física de Altas Energias CERN-Brasil, Redes de Comunicação e Internet das Coisas Inteligentes (ICoNIoT) e Biologia do Câncer Infantil e Oncologia Pediátrica (BioOncoPed).
O InovAI Lab é reconhecido por liderar grupos de pesquisa inovadores e de alto impacto em diversas áreas. Entre esses grupos estão o Research Group on AI-driven Genomics (AiGenomics), focado na aplicação de inteligência artificial na genômica; o Research Group on Preterm Health Prediction (AiPreterm), que se destaca na previsão da saúde pré-termo; e o Research Group on Embedded Systems and Reconfigurable Computing (RESRC), especializado em sistemas embarcados e computação reconfigurável. Essas parcerias estratégicas fortalecem a posição do InovAI Lab como um líder em pesquisa em IA e contribuem para o avanço científico e tecnológico em escala nacional e internacional.
REGINA
REsearch Group on INternet services and Applications of the future
O grupo REGINA objetiva mobilizar a comunidade de pesquisa em teleinformática da UFRN e demais instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, para agregar competências em múltiplas áreas estratégicas e unir esforços para conjuntamente apoiar a busca de novas oportunidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como identificar áreas estratégicas tendo como meta contribuir efetivamente nos diversos assuntos relacionados a Internet do Futuro e seu desenvolvimento. Suas principais ações envolvem:
- Encorajar a comunidade científica e tecnológica a avaliar e adotar os produtos gerados pelas atividades de pesquisa;
- Acompanhar as atividades internacionais e padronizações de tecnologias voltadas a Internet do Futuro;
- Desenvolver projetos de pesquisa coletivos; (d) Orientação e/ou co-orientação de trabalhos de graduação e pós-graduação;
- Preparação de artigos científicos; (f) Promover intercâmbio de estudantes/pesquisadores;
- Organizar eventos temáticos; etc
Missão
O REGINA tem por missão incrementar o conhecimento e contribuir significativamente com a evolução tecnológica inspirados pela Internet do Futuro, visando comunicações móveis inteligentes, de modo que as coisas permanecem sempre bem conectadas e servidas
Competências
Dentre as áreas envolvidas nas pesquisas e projetos, o LAPPS tem experiência em: Computação em nuvem, Internet das coisas, Computação Móvel, Redes 5G/6G, Redes Softwarizadas, Computação Móvel, Ambientes Inteligentes, Comunicações sem fio, Engenharia de Software, Processamento Digital de Sinais, Antenas inteligentes, Segurança de Redes, Inteligência artificial aplicada a redes de computadores e de telecomunicações.
Mais Informações
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237682
Integrantes da UFRN
Permanentes | Colaboradores |
Augusto Neto (DIMAp) – Coordenador Roger Immich (IMD) – Vice-coordenador Marcos Madruga (DIMAp) Ramon Fontes (IMD) | Uirá Kulesza (DIMAp) Eduardo Aranha (DIMAp) Vicente de Sousa Junior (CETEL) Marcelo Fernandes (DCA) Antonio Campos (CETEC) Allan Martins (DEE) |
GppCom
Grupo de Pesquisa em Prototipagem Rápida de Soluções para Comunicação
O GppCom tem a missão de inspirar estudantes e pesquisadores de engenharia a conceber e prototipar soluções para sistemas de comunicação.
As áreas de atuação do GppCom congregam:
- a concepção de novas funcionalidades para sistemas de comunicação legados e emergentes;
- a concepção e análise de novas formas de codificação, modulação e transmissão para obtenção de rádios dinamicamente configuráveis;
- o desenvolvimento competência chave em ferramentas para busca de soluções ótimas para problemas de telecomunicações e processamento de sinais;
- o desenvolvimento de competência chave na análise e classificação de sinais e imagens visando a concepção de soluções de alto valor agregado;
- e o desenvolvimento de competência chave em caracterização de canal, setup de medição de sinais com equipamentos de bancada e plataformas de rádio definido por software e medição de Impacto Socioambiental de Sistemas de Rádio Frequência (ISMC).
Grupo tem formados profissionais contratados por diversas empresas da área de telecomunicações, entre elas: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), Instituto Eldorado – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPqD), Telefônica Brasil Vivo, Nokia Bell Labs, entre outras.
Mais informações:
Laboratórios Associados Natalnet
O Grupo Natalnet atua nas grandes áreas de Processamento Gráfico e Robótica através de seus Laboratórios Associados: Laboratório de Robótica Perceptual, Laboratório de Automação e Robótica e Laboratório de Tecnologias Educationais, Assistivas e Multimídia. As linhas de atuação em pesquisa são Visão Computacional, Processamento de Imagens, Multimídia, TVD, Robótica Perceptual e Educacional, Realidade Virtual, e Inteligência Artificial. O grupo nasceu em 2002 e é atualmente um Centro de Excelência em pesquisa científica, tendo organizado eventos como o SIBGRAPI, LARS, SVR e WVC. O grupo ajudou a estabelecer a Robótica no Brasil, criando eventos como a OBR e CBR e LARS/SBR/WRE, tendo organizado as últimas edições em 2020/2021. O Natalnet tem um histórico de interações internacionais muito forte, com coorientação de alunos, e repercussão internacional da pesquisa, incluindo mais de 400 publicações relevantes em periódicos e congressos, tendo formado mais de 90 alunos de pós-graduação.
Mais informações:
Grupo de Pesquisa em Estudo de Estruturas Periódicas e Quase-Periódicas e Suas Aplicações em Telecomunicações
Grupo de Pesquisa em Estudo de Estruturas Periódicas é um grupo de pesquisa da UFRN voltado a investigação de novas antenas, filtros, superfícies seletivas em frequência para desenvolvimentos de equipamentos médico-hospitalares, sistemas de sensoriamento e redes móveis.
Grupo tem formados profissionais contratados por diversas empresas da área de telecomunicações, entre elas: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), Instituto Eldorado – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPqD), Telefônica Brasil Vivo, Nokia Bell Labs, entre outras.
Mais informações em dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8186962519663754.